Hoje foi publicada na revista tmrw uma rara entrevista da Isabella “Machine” Summers, na qual ela fala sobre o lançamento do primeiro álbum solo e do trabalho com Beyoncé. Leia nossa tradução exclusiva abaixo e a entrevista original está aqui.
A bondade caótica pela qual você estava esperando
Conheça Isa “Machine” Summers
Texto: Zoya Raza Sheikh
Se você conhece Florence + The Machine, então já ouviu falar da Isa “Machine” Summers. Frequentemente associada com a banda de sucesso, ela agora reservou um tempo para criar seu esperado álbum de estreia.
Você provavelmente está se perguntando como Isa entrou no ramo da produção musical. Bom, tudo começou com um pouco de tédio em Hackney. “Não tinha literalmente nada pra fazer à noite depois do colégio. Então, quando tinha 19 anos eu pensei ‘Não quero mais ficar olhando os garotos [produzirem música], quero fazer isso também” diz Isa à tmrw. E felizmente levou pouco tempo para encontrar sua vocação. “Eu estava trabalhando em uma rádio especializada em hip-hop e pensei ‘Preciso ser produtora. Preciso ser uma garota branca produzindo hip-hop e mandando bem pra cacete.’ E foi isso.” Tudo indica que um pouco da boa velha força feminista foi o suficiente para inspirá-la a seguir carreira na área.
Respeito é fundamental para Isa: “Eu comecei de baixo porque queria ser respeitada,” explica ela. A produtora autodidata sampleou discos de vinil e depois aprendeu a usar um programa de gravação chamado Cubase. “Foi a primeira vez que percebi que era possível ver o som. Foi o negócio mais psicodélica do mundo,” conta ela. Aprender na prática foi o suficiente para desencadear a paixão pela área e também para levá-la ao trabalho com Florence Welch. Embora a história da produtora seja admirável, perguntamos por que ela se jogou nessa empreitada sozinha. “É a história da minha vida,” brinca Isa, “Ir com tudo ou ir pra casa. Na verdade, ir com tudo e DEPOIS ir pra casa e tomar uma xícara de chá.”
Isa está em turnê com a Florence, mas vem trabalhando em seu esperado projeto solo. “Estou muito empolgada. Comecei a fazer o álbum no início do ano passado e tive a ousadia de pensar que teria terminado a essa altura, mas não acabei,” conta ela, rindo. “Após 10 anos arrasando com a Flo, é muito bom recomeçar e trabalhar com tanta gente incrível. Mal posso esperar para mostrar o projeto pra todo mundo!” Pelo que ela conta, Isa quer ser diferente e declara com firmeza que seu álbum de estreia definitivamente não é pop, embora uma parte dele seja bastante pop. “Acho que ninguém mais vai fazer um álbum assim. Quando eu terminar, vai ser um mundo estranho e incrível no qual você poderá entrar.” À medida que a conversa se desenrola, está claro que ela não pode revelar muito, mas Isa se abre em relação ao conteúdo do projeto ainda sem título: “Acho que metade dele vai ser tipo ‘Que porra é essa? É assim que ela pensa?’ É basicamente isso que eu quero fazer.”
Isa vem acumulando relações impressionantes na indústria musical. “Eu morei com a Beyoncé e o Jay-z por um tempinho e fiz um workshop de composição com a Beyoncé,” revela. “Foi nesse workshop que ela me convidou para trabalhar com Chloe e Halle,” que são contratadas pelo selo da Beyoncé. Essa promissora dupla de R&B trabalhou com Isa no estúdio dela. “Elas vieram com o pai para o meu estúdio em Los Angeles e nós nos divertimos bastante. Eu voltei a trabalhar com elas no meio do ano passado e compusemos essas três canções significativas, que são verdadeiros sopros de ar fresco, e elas adoraram!”, relembra Isa. Alguns meses depois, Chloe x Halle incluíram a música feita com a Isa no álbum de estreia delas, que foi indicado a um Grammy e apresentaram a canção chamada “Down” no programa do Jimmy Fallon. “Foi uma linda jornada, que acabou me animando ainda mais para o meu álbum. Foi um gás extra para o meu projeto, porque eu vi o quanto é possível ir longe com uma ideia.”
Chloe x Halle apresentando 'Down', música que a Isa produziu e ajudou a compor, no Jimmy Fallon
Em um momento final de inspiração, Isa dá um conselho aos leitores da tmrw: “Tudo o que você quiser na vida está na sua mente. Continue acreditando no que você quer fazer e você vai conseguir, desde que trabalhe para isso e mantenha o foco em seu objetivo. É o que eu penso e definitivamente eu sou a prova viva de que isso funciona.”
Parece que 2019 promete muito para Isa Summers, com o lançamento de seu álbum de estreia.