top of page
Buscar

"A arte salva vidas": Veja o discurso de formatura de Florence Welch na University of Arts London

No dia 13 de julho, Florence Welch recebeu um diploma honorário da University of Arts London, onde tinha estudado por um tempo, mas abandonou o curso para seguir a carreira musical. A cerimônia foi transmitida pela Internet, sendo possível assistir ao emocionante discurso de formatura, no qual Florence agradece à universidade pelo que aprendeu por lá e discute a importância da arte no mundo de hoje. Confira o discurso abaixo, em duas partes com nossa tradução exclusiva dos vídeos publicados pela @WhichWitchIsAsh no Twitter (thank you so much!). Se quiser, você também pode conferir o vídeo completo da cerimônia de formatura aqui.

“Meu Deus, desculpa, eu estou tão nervosa! Desculpa, eu nunca pensei que isso fosse acontecer (choro) (riso) (aplausos da platéia). Certo. Eu posso ver que... Como vocês podem ver, estou muito honrada por receber esse diploma. Como vocês devem saber, eu nasci em Camberwell e a faculdade de Belas Artes ocupava uma parte muito importante da minha imaginação, antes mesmo de estudar lá. Tendo crescido em Camberwell, todo mundo que eu achava interessante, legal ou fazia parte das minhas bandas favoritas tinha estudado na Camberwell Art College. Mas para tristeza da minha mãe, que é uma grande defensora da educação superior, eu saí da faculdade e fui trabalhar no bar mais próximo. Um salve para o The Old Dispensary, se alguém ainda bebe por lá (risos). Fico feliz de ver que as pessoas ainda bebem lá. Em vez de entrar para uma universidade, eu queria estar em uma banda, mas àquela altura da mnha vida não havia banda. Era tudo imaginário, só havia muita bebedeira (risos). Então após um ano vivendo assim e me sentindo cada vez mais perdida, eu tentei entrar na faculdade de Belas Artes. Como deve ter acontecido com muitos de vocês, o departamento de Arte foi o único lugar no ambiente acadêmico no qual eu me senti confortável. (O chapéu quase cai) Isso fica caindo o tempo todo. Houve muito debate em relação a ficar com o chapéu ou não, mas eu acho que o chapéu fica bom e vou mantê-lo."


"O departamento de Arte foi um dos poucos lugares na vida onde me senti confortável, então eu me perguntava se a Camberwell Art College me aceitaria e fico muito feliz em dizer que me aceitaram. Também preciso dizer que sem aquele espaço para criar e sonhar naquele primeiro ano e sem a estrutura e o santuário fornecido pela faculdade, eu não seria a artista que sou hoje, embora eu definitivamente deva dinheiro a Camberwell pela quantidade de panfletos da Florence + the Machine que fiz na xerox de lá (risos). Eu cursei o ciclo básico no The Shed e o único lugar aquecido por lá era perto da xerox. Eu me lembro de ficar eufórica quando fui aceita na habilitação em Ilustração. Não fui a melhor aluna, mas eles viram algo em mim. Porém, eu decidi parar um ano para ver se a banda iria engrenar, e aqui estamos nós (risos). Sempre fiquei extremamente triste por não ter concluído minha graduação, então nem tenho palavras para expressar o que isso significa para mim. E para todos que estão se formando hoje, o bom é que vocês não vão precisar passar 15 anos explicando por que largaram a faculdade (risos). Com tanta discussão nos últimos anos sobre o que é essencial ou não, a essencialidade da arte jamais pode ser negada. É uma força capaz de salvar vidas, dando sentido ao que parece não ter sentido e expressando o inexprimível. Por favor, nunca se esqueçam disso agora que vocês vão atuar em um mundo que precisa de artistas mais do que nunca. Muito obrigada!"

Todos os direitos desta tradução estão reservados para o Site Florence Brasil.

bottom of page